quinta-feira, setembro 08, 2005

Regresso Escusado

Se me perguntar qual é o melhor mês para visitar Lisboa, eu respondo sem hesitação: Agosto. Para conseguir visitar a cidade, sem ver aberrações humanas, gente desenfreada, espécies mal-educadas e sub-espécies não identificáveis, o melhor é esperar pelo bendito mês, que as ditas “movem-se” todas para o Algarve.
Na realidade, escusavam de voltar, continuem de férias, inundem aquelas praias, fomentem a desordem na terra mais próxima aos “Al’s” deste Mundo.
Andava tão contente de ver os supermercados arrumados, sem livros enterrados nas laranjas, sem pacotes abertos, com as prateleiras recheadas e livres de "aspecto de guerra a caminho". Levantava dinheiro, sem o desespero dos “retornados” a tentarem consultar o despautério da sua conta bancária pós-férias. Conseguia viver dentro de um automóvel, sem pensar nos meus últimos desejos, antes de ser morta por um inconsciente…até era possível, arrancar com um semáforo verde sem que ninguém apitasse (aqui, usam as buzinas mesmo antes do encarnado dar lugar ao verde).
O Metropolitano era um sonho, todos, quer dizer refiro-me aos poucos, que por cá andavam em Agosto, conseguíamos entrar numa carruagem sem sermos atropelados, estropiados, violentados, esmagados e os “ados” todos que incluam violência.
As ruas até tinham espaço nos passeios, não tínhamos que levar com os inquéritos e as promoções de brasileiradas enganosas, nem tão pouco saltar no passeio para evitar os "cócós" da espécie canina. Até os pombos andavam mais calmos.
Escusavam de ter regressado, voltem para lá…toda a matéria humana desnecessária, deverá ocupar o território português desertificado. Aproveitem, têm imenso espaço para fazer o que vos apetece, mas por favor deixem as pessoas, aquelas:…as normais….as civilizadas…viver em Lisboa ao sabor de Agosto.