segunda-feira, julho 18, 2005

Compras num Supermercado: De aventura a despautério!

Hoje, mais uma vez, transformei-me em fada-do-lar! Uma autêntica fada que veste avental e vai às compras. Tenho dias em que sou fada-carpinteira, fada-electricista, fada-engraxa-sapatos, fada-da-paciência e todas, todas a que uma vítima se pode candidatar.
Fui ao supermercado, onde se faz as compras, onde se encontra produtos e ingredientes necessários para uma sobrevivência normal, supostamente.
Entre corredores e prateleiras imensas, com o IVA a 21%, constatei que é raro encontrar um produto alimentar em estado dito natural. Seguem-se as farpas:

O Leite

Já não bastava o melodrama do Gordo, Meio-Gordo e Magro, agora temos um com cálcio, outro com magnésio, outro para a digestão, um para juniores, outro para seniores, um com soja, outro sem soja e um para o colesterol.

Iogurtes

Dantes perdíamos horas a escolher os diferentes sabores de fruta, agora perdemos horas a escolher sabores de sobremesas. Depois temos também as variantes das calorias e percentagem de gordura, os bifidus activus, cremosos, não-cremosos, com cereais, sem cereais e para o Colesterol.

Bolachas

Produto alimentar historicamente diversificado. Actualmente é levado ao exagero. Temos bolachas com todas as combinações, sabores e formatos. Podem ser: enjoativas, doces, salgadas, integrais e outras que não conseguimos perceber a que é que sabem.
Uma outra variante de Bolachas: as bolachas SEM, sem açúcar, sem sal, sem gordura,sem colesterol, sem qualquer utilidade.

Meus Caros, mediante os factos só posso alegar o seguinte: não sei se estou num supermercado, se fui à farmácia.
Não posso deixar de acrescentar, que se uma pessoa come bolachas é porque pode, e comer uma bolacha é supostamente um prazer, não uma combinação química.

Cereais

Tenho saudades dos corn flakes…com aquele galo idiota na caixa. Os cereais devem ser exactamente aquilo que a designação inclui: cereais.
Hoje temos mutações e mixórdias dos ditos. Já para não falar do colesterol e da linha zero.

Pasta Dentífrica

Uma tem cálcio, a outra é branqueadora. Uma dura 24h, a outra mantém o hálito fresco. Uma é para gengivas sensíveis, a outra é de hortelã-pimenta. Será que é difícil perceber que precisamos de cálcio, branqueamento, 24h, hálito fresco e restantes? Não seria mais inteligente e pragmático incluírem a “tralha” toda numa pasta dentífrica só?



A Minha Preferida: Água


Ninguém ousaria (há uns anos atrás) dizer que a água tem sabor. Pois, meus caros, TEM e dos mais absurdos.
Água que sabe a: maracujá, limão, laranja, azeitona, cebola, mostarda e picante.

Como tudo o que possa alegar é inútil, aqui ficam umas sugestões para futuros produtos:

Leite com sabor a bacalhau
Manteiga com sabor mostarda
Melão com sabor a presunto
Iogurte com sabor a arroz
Esparguete com sabor a algas
Chocolate sem chocolate
Batatas fritas com sabor a ovo estrelado

Todas as sugestões são Bem-vindas. Atrevam-se.