sexta-feira, julho 15, 2005

Teorias de uma Ave Nocturna

Não suporto manhãs. Por mais que tentem convencer-me com argumentos idílicos e provérbios “do cedo erguer, dá saúde e faz crescer”, sinto-me sempre num estado letárgico que nem à força de banhos se dissipa.
Não aguento: passarinhos, noticiários das 7 da manhã, pequenos-almoços substanciais, pessoas sorridentes e de ar acordado.
Não suporto: despertadores, que acendam a luz e “anicas-troliteiras matinais”.
Detesto: corridas matinais e maníacos saudáveis.
De facto, nem o provérbio se salva...”dá saúde e faz crescer”, crescer o quê?...só se crescer uma forte vontade de ficar na cama... e dá saúde? não consigo perceber como... saudável, é sermos livres e não contrariarmos o nosso relógio biológico. Este provérbio deve ser proveniente dos discursos da CGTP com pitadas stalinistas.
Depois de ter sido dizimada com a alcunha do Trafaria, aquele que só trabalha depois do meio-dia, fui contemplada com o estudo científico que explica, que as pessoas que dormem bem (e muito!) vivem muito mais tempo. Conclusão: além de dormirmos mais que os outros, ainda nos resta tempo para viver.
Segunda teoria: as pessoas de Q.I. superior, pela constante actividade cerebral, devem ter longas horas de sono (para reparar e compensar o esforço constante de uma actividade rara: pensar). O próprio Einstein dormia 14 horas. Conclusão: como não sou um génio, mas tenho pena, pelo menos contento-me com as horas permitidas ao estatuto referido.
Não há duas sem três (isto hoje, está um bocado popularucho, que me perdoem os intelectuais): a terceira teoria é a minha. Não temos que obedecer a relógios, horários pré-concebidos, viver em rotina e ver o sol nascer todos os dias. Devemos também dar à noite, o prazer da nossa companhia. Nunca repararam porque é que a Lua está sempre a crescer, a minguar, a aparecer e a desaparecer? é pelo estado de solidão constante...até porque as estrelas são muito elitistas e organizam-se em constelações próprias e de acesso restrito.
Com isto, apelo ao vosso bom senso: desafiem relógios e mentalidades...façam companhia à Lua e deliciem-se com a banda sonora da noite...que é simplesmente fantástica.